Pesquise no site
Restrito: nome/senha


 

 

 

 

 

 


By OneNET

 
::: Lago Palace Turismo - Parque da Cascata :::::::::
 
Localizado no alto da serra de Santa Helena a 7 km do centro de Sete Lagoas, o Parque da Cascata com sua área de 295 hectares, sendo 40 hectares em mata nativa com reservas de fauna e flora. Teve seu projeto inicial datado de 1986.
O Parque da Cascata se apresenta como sendo um atrativo a nível municipal sendo administrado e mantido pela SELTUR e Prefeitura Municipal, com funcionamento diário das 8:00 às 17:00 horas.

RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

A população de Sete Lagoas encontrou no Parque da Cascata uma ótima opção de lazer. Apesar do seu funcionamento ser diário, é nos finais de semana que a comunidade usufrui com maior intensidade desta agradável área de lazer.
Os visitantes ao Parque são em sua maioria pessoas jovens à procura de descanso e atividades ecológicas.Visitam o parque, desde visitantes isolados, até grupos de estudantes universitários.
Segundo dados estatísticos dos últimos dois anos, a média de visitação do parque é de aproximadamente 700 visitantes/mês, sendo o maior fluxo em épocas de férias escolares; porém as escolas municipais freqüentemente organizam atividades pedagógicas e ecológicas no parque, existindo ainda parcerias com empresas para a devida preservação do local.

DESCRIÇÃO FÍSICA

O Parque da Cascata localiza-se no alto da Serra de Santa Helena, a 7 km do centro de Sete Lagoas. Possui uma área de 295 hectares, com 40 de mata nativa com reservas de fauna e flora. Foi desenvolvido um amplo projeto turístico, em convênio com a EMBRATUR, com a implantação de uma barragem para a formação de um lago com 450 metros de diâmetro. O lago é cercado por uma praia artificial de um lado, e por mata virgem do outro.

Existem duas pequenas ilhas no lago. A ilha dos pássaros e a ilha dos macacos. Ao redor do lago existe uma trilha de cimento com pequenas clareiras para se apreciar a paisagem do lado da mata. Existe, próximo à barragem, uma pequena praia artificial, que funciona como área para churrasqueiras. O parque possui ainda um restaurante-bar, quadra de areia para vôlei e futebol, playground, quiosques, sanitários e estacionamento.

Uma outra trila cimentada, com aproximadamente 300 metros de extensão, dá acesso à cascata (daí o nome do parque). A água que desce da barragem forma uma queda de 35 metros de altura. Ao lado da cascata, na parte superior tem-se um mirante, com linda vista da cachoeira, e de toda a região. Mais ao final desta trilha vê-se um monjolo com muitas variedades de pássaros.

O parque possui ainda em sua estrutura portaria ladeada por estrada calçada, e uma área de camping que se encontra temporariamente desativada.

Os 40 hectares de mata nativa apresentam uma restinga de mata atlântica, e com algumas árvores centenárias. O restante do parque apresenta a vegetação do cerrado, característico da região. A altitude se aproxima dos 900 metros a fauna presente é exuberante, com presença de macacos, coelhos e outros animais silvestres.

Vale a pena conferir!


Copyright © 2002 — Lago Palace Hotel
 
O CLIMA


SETE LAGOAS

Turismo e Natureza:

Gruta Rei do Mato
Serra de Santa Helena
Voando em Sete Lagoas
Parque da Cascata
Prq. Náutico da Boa Vista
Lagoa Paulino
Mini-Zoológico

História e Cultura:

Casarão (Centro Cultural)
Museu Histórico
Matriz de Santo Antônio
Casa da Cultura
Turismo Alternativo

Restaurantes e Bares

•> Inf. Complementares


NEWSLETTER

cadastre seu e-mail no NewsLetter e receba dicas e agenda de eventos culturais e opções turísticas de Sete Lagoas

Clique aqui e pegue seu Ímã do Tempo! Previsão Estendida